domingo, 10 de julho de 2011

O que muda de fato no Exame PMP 2011?

Olá Pessoal,

Para quem se interessa por gestão de projetos, PMI, PMP, já deve ter ouvido falar sobre as mudanças que o Exame de Certificação PMP irá sofrer em 2011.

O PMI sempre está atualizando esse exame para que o mesmo acompanhe a evolução do mercado e das diversas indústrias que compõe esse mercado. (TI, Engenharia, Arquitetura, Medicina, etc.)

Além do programa para manter o profissional certificado "sempre atualizado", chamado CCR, o PMI possui o RDS, que nada mais é um conjunto de voluntários espalhados por todo o mundo responsáveis por manter o exame "atualizado" e refletir as necessidades atuais da profissão.

Bom, para resumir essas mudanças do Exame PMP, aqui estão:

1. Educação e o processo de Elegibilidade não mudam;
2. Responsabilidade Profissional e Social será testada em TODAS as áreas do PMBOK;
3. O Código de Ética do PMI e a Conduta Profissional serão aplicados em todas as fases do projeto, pois faz parte do dia a dia de um Gerente de Projetos ser ético e profissional independente de qual fase o projeto esteja;
4. O ultimo dia para fazer o exame atual/antigo é até o dia 30/08/11.
5. Dia 31/08/11 já será aplicado o novo exame.

Para ler na íntegra uma matéria que saiu na PM Today em Dezembro de 2010, acesse o link abaixo:
http://www.pmi.org/en/Certification/Project-Management-Professional-PMP/~/media/PDF/Certifications/PMI_Today_Dec_2010_article_for_PMIorg_RDS_page.ashx

Espero ter ajudado e esclarecido essa que é uma dúvida de muitas pessoas que estão interessadas em prestar o exame este ano.

Só mais uma dica:
- Não se apavore e faça o exame de todo jeito só por conta desta mudança. As mudanças sempre vão acontecer e é para o bem do exame, por isso, faça a prova quando você estiver se sentindo preparado e seguro! Além de ser um exame caro, é um exame que exige bastante dedicação e experiência gerenciando projetos.

Fica a dica!

Abraço,
Tiago Torres

2 comentários:

  1. meu garoto, como fica a elegibilidade? Precisa ter gerenciado x horas de projeto ou precisa estar x horas em projeto como lider ou participante do projeto

    ResponderExcluir